O que é Ikebana?

 foto

O que é Ikebana

Ikebana (生け花) é uma palavra japonesa que significa “vivificação floral”.

Ikebana é uma arte japonesa de arranjos florais, com base em diversas regras e simbolismos. O termo em japonês também significa flores vivas, tratando-se de arranjos e combinações que são utilizados como oferta religiosa, na decoração de altares. Para se fazer um ikebana é necessário ter flores, folhas, frutos, plantas secas e galhos.

O ikebana teve sua origem na Índia, onde esses arranjos eram dedicados a Buda, mas foi na cultura japonesa que se tornou mais desenvolvido. Em contraste com o ikebana feito nos países ocidentais, o ikebana japonês busca criar uma harmonia de construção do conjunto, com ritmo e cor. Enquanto no Ocidente se privilegia a quantidade e o colorido, o Japão enfatiza os aspectos lineares do arranjo.

Os símbolos dos caules, das flores, ramos e folhas utilizados no ikebana remetem à simbologia do céu, da terra, da humanidade, que são ofertados como sinal de respeito a Buda e aos seus ensinamentos.

Seu principal sentido é a oferenda religiosa dos monges, embora também seja praticado por pessoas de origem nobre. Os estilos, ao longo do tempo, se diversificaram para o ikebana, havendo até associações que envolvem pessoas que fazem esses arranjos, onde os praticantes possuem uma tradição espiritual, uma concentração para desenvolver os arranjos segundo os princípios da natureza.

Entre os estilos de ikebana existem o ikenobo, o mais tradicional e original, dedicados aos deuses e decorados com galhos; o sogetsu, um dos mais novos estilos, tendo como adeptos, no Ocidente, personalidades como a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana, que chegaram a frequentar escolas para aprender as técnicas e o estilo; o ohara, que é uma montagem feita com flores e galhos praticamente empilhados; e o sanguetsu.

Disponível em: http://www.significadosbr.com.br

 

FOTO  FOTO  FOTO

 


foto

 

 NOSSAS REDES SOCIAIS E NOSSAS FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO      

foto foto foto foto foto foto foto Foto foto foto foto foto foto foto foto foto 

Direitos Reservados - Marcelo Martins - Janio Furuuchi

foto